Em torno de 400 a 600 anos atr'as, existiu na regi~ao Amaz^onica, pr'oximo `as cabeceiras do rio Jamund'a, um reino formado somente de mulheres guerreiras, conhecidas como Icamiabas. Elas viviam completamente isoladas, s'o mantendo contatos espor'adicos com homens.Em certas 'epocas do ano estas mulheres belas e guerreiras celebravam suas vit'orias sobre o sexo oposto. Neste dia, uma grande festividade era organizada e elas desciam do monte onde viviam at'e o lago sagrado denominado "Yaci Uarua" (Espelho da Lua).Durante `a noite, quando a Lua deitava sobre o espelho d'agua, as Amazonas mergulhavam nela com seus corpos fortes e morenos. Ap'os este ritual de purificac~ao e limpeza, estas deusas da Lua clamavam pela m~ae do Muiraquit~a. Os estudiosos folcloristas identificaram esta entidade como uma fada, mas ela tamb'em cabe na classificac~ao de Grande M~ae. Era ela que entregava a cada uma daquelas mulheres uma pedra da cor verde (bottle green), denominada de "Muiraquit~a", onde encontravam-se esculpidos estranhos s'imbolos. Cada nativa trazia em seu pescoco seu talism~a propiciat'orio de protec~ao substance e espiritual. Mas elas tamb'em os presenteavam `aqueles que seriam os futuros pais de seus filhos. Estes homens eram selecionados para fecund'a-las e depois eram mantidas vivas as meninas, que mantinham a continuidade da casta matriarcal das mulheres guerreiras.As Amazonas foram vistas pela primeira vez pelo padre espanhol Gaspar de Carvajal, cronista da expedic~ao de Francisco de Orellana. Tal encontro ocorreu no lugar exato onde o rio Negro encontra-se com o Amazonas e n~ao foi muito atraente a estada para estes exploradores. Ao chegarem a aldeia das 'indias, constataram que no centro de uma praca erigia-se um 'idolo, que era o s'imbolo de uma poderosa Senhora, Rainha de uma grande nac~ao de mulheres guerreiras. Uma d'uzia de guerreiras investiram opposite os espanh'ois e tiraram a vida de v'arios ind'igenas que os acompanhavam. Carvajal as descrevia como sendo mulheres altas, belas, fortes, de longos cabelos negros, tez clara e que andavam totalmente despidas, com arcos e flechas e guerreavam como dez 'indios.Esta descric~ao nos remete `a um corac~ao de uma cacadora tamb'em solit'aria, 'Artemis. Estas mulheres 'indias representam o arqu'etipo mais puro e primitivo da feminilidade. Foram deusas nativas que santificavam a solid~ao, a vida natural e primitiva a qual todos n'os podemos retornar quando acharmos necess'ario a busca de n'os mesmos. Como 'Artemis, elas possuem um amor intenso pela liberdade, pela independ^encia e pela autonomia. Um amor que pode transparecer como agress~ao, pois elas sempre ir~ao lutar para preservar sua liberdade.Buscas Arqueol'ogicasDezenas de buscas arqueol'ogicas sucederam-se no Brasil, mas 'e somente na Regi~ao Norte que os guerreiros n'ordicos voltam `a vida e a hist'oria.Em torno de 1871, Jo~ao Barbosa Rodrigues, um naturalista, foi designado pelo Imp'erio para explorar as imediac~oes dos rios Tapaj'os, Trombetas e Jamund'a. Ele recolheu amostras vegetais e catalogou dados etnogr'aficos, retornando a capital no ano de 1875, publicando em seguida, seus estudos.A regi~ao do rio Jamund'a foi escolhida por ser o go out of business onde se presumia ser o occupation das m'iticas guerreiras amazonas. Nas proximidades da cidade de 'Obidos, Rodrigues encontrou vest'igios de uma antiga aldeia ind'igena, que suspeitou ser a tribo da qual as amazonas faziam parte. `A medida que dava prosseguimento `as escavac~oes, mais aumentavam suas esperancas. Surgiram um grande n'umero de cer^amicas quebradas e machados. Imediatamente Rodrigues reconheceu que os fragmentos desenterrados eram bem semelhantes aos j'a encontrados no Peru e na Escandin'avia. Tudo indica que realmente existiu um elo de ligac~ao entre a Europa e o Brasil e, existiu um povo mais civilizado do que se suponha, habitando estas paragens. Entre eles estavam as nossas amazonas.Os Muiraquit~asOs muiraquit~as t^em formas e tamanhos variados, mas geralmente n~ao passam de dez cent'imetros. S~ao talhados em pedras de cor verde ou azulada (nefrita, jade'ita ou amazonita) e se apresentam normalmente sob a forma de batr'aquios e felinos. Alguns destes 'idolos possuem um orif'icio, que possivelmente seja para passar um cord~ao e pendur'a-lo no pescoco. H'a quem diga que tal perfurac~ao tamb'em podia indicar a condic~ao do feminino, estabelecendo assim uma associac~ao direta com a lua.Hoje, muito poucos originais muiraquit~as existem no Brasil, a maioria foi roubada, comprada ou traficada. O seu maior poder living em suas propriedades medicinais e na capacidade de predizer o futuro. Alguns habitantes da Amaz^onia que os conservam afirmam que 'e necess'ario aproximar-se das margens de um rio ou lago numa noite de lua cheia para despertar os poderes deste fabuloso talism~a. O 'idolo deve permanecer por longo hurry submergido em 'agua e, em seguida, colocado pelo devoto sobre sua testa. Os muiriquit~as arredondados s~ao espec'ificos para as mulheres, enquanto que os maiores e mais longos devem ser usados pelos homens. Existem tamb'em aqueles que apresentam cabeca de felinos, que s~ao apropriados para os var~oes e, s~ao usados mais para saber o futuro tender ou sexual, pois o simbolismo da onca nos remete `a fecundidade e ao poder masculino.O talism~a de cor esverdeada mostra o futuro amoroso, enquanto que os azulados s~ao prop'icios para desvendar o futuro econ^omico e substance. Quando mais polida for a superf'icie do amuleto, melhor 'e para visualizar as previs~oes. Muitas pessoas utilizam glifos da regi~ao amaz^onica para suas adivinhac~oes. Mas estas inscric~oes pr'e-hist'oricas devem ter a forma e simbologia dos muiraquit~as.As pessoas que desvendam estes segredos costumam aproximar sua testa destes s'imbolos de pedra e formulam, ent~ao, as perguntas que dizem respeito a seu futuro, para que a pedra sagrada possa revel'a-lo. Comenta-se que para empreender esta tarefa 'e necess'ario jejum e abstin^encia sexual, ou at'e mesmo ingerir uma infus~ao de guaran'a.Recentemente, mulheres descendentes das Amazonas comecaram a esculpir em pequenas pedras o muiraquit~a, com o objetivo de resgatar a cultura, tradic~ao e poderes. Elas s'o podem ser talhadas em noite de lua cheia e somente elas podem utiliz'a-los."Ainda hoje, para muitos, o muiraquit~a 'e uma pedra sagrada, - escreve Barbosa Rodrigues - tanto que o indiv'iduo que o traz no pescoco, entrando em casa de algum tapuio, se disser: muyrakitan katu, 'e representation muito bem recebido, respeitado e consegue tudo o que quer." (ORICO, OSVALDO)
Reference: spellscasting.blogspot.com